11 3459.9350 / 11 3459.9353 contato@globalpharmavet.far.br

10 Mitos e Verdades sobre a Manipulação Veterinária

A manipulação veterinária é uma nova realidade do mercado pet e como toda novidade, traz junto muitas dúvidas e o desconhecimento destas informações pode levar a conclusões erradas e criação de mitos sobre o assunto.
Para ajudar a esclarecer algumas das principais dúvidas escrevemos esse post explicando o que é mito e o que é verdade.

1 – A QUALIDADE DOS MEDICAMENTOS MANIPULADOS É INFERIOR POIS NÃO EXISTE CONTROLE DE QUALIDADE.

MITO. Existe sim controle de qualidade, realizado através da qualificação de fornecedores de matérias-primas e embalagens, assim como o controle da produção através de laboratórios de análises físico-químicas e microbiológica credenciados pelo Ministério da Agricultura. Existem regras de controle específicas para laboratórios de manipulação previstas na legislação, assim, um laboratório qualificado produzirá medicamentos manipulados com qualidade garantida.

2 – OS MEDICAMENTOS MANIPULADOS SÃO MAIS CAROS.

MITO. De forma geral, os medicamentos veterinários manipulados, costumam ser mais baratos pois são desenvolvidos nas doses e quantidades exatas e para o tempo certo do tratamento, evitando desperdícios. Há ainda possibilidade de combinar as matérias-primas em uma medicação só, contribuindo para a redução do preço.
Vale lembrar que para manipulados, conforme aumenta a quantidade o custo é diluído, e assim torna o produto mais barato.

3 – O PRAZO DE VALIDADE DE MANIPULADOS É MENOR QUE INDUSTRIALIZADOS.

VERDADE. O medicamento manipulado é produzido de forma artesanal e personalizada para o cliente, para ser consumido de forma imediata, portanto, realmente o prazo de validade de forma geral é menor, podendo variar de 15 dias nos casos de alguns antibióticos em xaropes e até 6 meses para cápsulas ou pós.

4 – OS MEDICAMENTOS MANIPULADOS PRODUZEM BENEFÍCIOS AOS ANIMAIS.

VERDADE. A possibilidade de dar um remédio com o gosto preferido do animal minimiza o estresse e contribui para seu bem-estar, aumentando assim a possibilidade de uma resposta rápida ao tratamento.

5 – NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÕES PARA O USO DOS MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS MANIPULADOS.

VERDADE. O que existem são as contraindicações normais de qualquer medicamento, que dependem do princípio ativo utilizado.

6 – ANIMAIS DIABÉTICOS NÃO PODEM TOMAR MEDICAMENTO MANIPULADO.

MITO. É possível manipular medicamentos especiais para diabéticos inclusive com sabor doce sem açúcar , como xarope e pasta oral. Muito importante o veterinário colocar a observação que o animal é diabético na receita!

7 – PARA COMPRAR MEDICAMENTO MANIPULADO VETERINÁRIO É NECESSÁRIO UMA RECEITA VETERINÁRIA.

VERDADE. Para a manipulação de medicamentos veterinários é necessário uma receita oriunda de um médico veterinário. No entanto é possível comprar sem receita alguns produtos cosméticos, como lenços umedecidos, antipulgas e florais.

8 – A RECEITA VETERINÁRIA DEVE CONTER INFORMAÇÕES SOBRE O ANIMAL COMO NOME, ESPÉCIE, RAÇA, E PESO.

VERDADE. São dados muito importantes para realizar o controle de qualidade e garantir a segurança dos pacientes animais. Em uma farmácia de manipulação veterinária, o farmacêutico responsável realiza a conferência da receita e pedido para saber se estão de acordo com as referências de doses e indicações terapêuticas, e em caso de dúvidas entram em contato com o veterinário prescritor.

9 – É POSSÍVEL MANIPULAR MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS EM FORMA DE PETISCOS.

VERDADE. Essa é a principal proposta da manipulação veterinária, manipular medicamentos em formas farmacêuticas como biscoitos, pasta oral, xarope, suspensão palatáveis , com o sabor preferido pelo animal e desta forma, diminuir o estresse na hora de administrar o remédio.

10 – É PROIBIDO MANIPULAR REMÉDIO PARA ANIMAIS EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO HUMANA.

VERDADE. A farmácia de manipulação veterinária deve ter autorização do Ministério da Agricultura (MAPA) para manipular medicamentos veterinários, e a farmácia de manipulação humana deve ter a autorização da Anvisa / Covisa. Por serem fiscalizados por órgãos distintos é proibido manipular medicamento veterinário na farmácia humana e vice-versa.

Caso ainda tenha dúvidas procure um veterinário de confiança ou entre em contato conosco para lhe ajudar, e muito importante, confirme sempre as informações adquiridas pois podem ser realmente verdades ou apenas mitos.

Fonte: http://manipulacaoveterinaria.com.br/category/manipulacao-veterinaria

Author Info

Renato Mutinho

No Comments

Post a Comment