11 3459.9350 / 11 3459.9353 contato@globalpharmavet.far.br

Alimentos perigosos aos animais

Alguns animais, principalmente cães e gatos, costumam se animar quando seus donos estão comendo alguma coisa e vão logo se aproximando com aquela carinha de pidão.

O que acontece é que muitas vezes não resistimos e oferecemos a eles algo que estamos comendo, porém em alguns casos isso pode ser prejudicial ao seu bichinho dependendo do alimento que ele ingerir.

Para lhe ajudar, separamos alguns dos alimentos mais comuns que os donos oferecem aos animais e que podem intoxicá-los, portanto nunca deve ser dado ao seu animal de estimação.

CHOCOLATE
Possui uma substância chamada Teobromina, que em quantidades mínimas podem provocar excitação, diarreia, vômitos, taquicardia e convulsões, podendo levar à morte do animal.

REFRIGERANTES, CHÁS E CAFÉS
Todos podem conter a cafeína, substância estimulante do sistema nervoso central, pode causar taquicardia, convulsões e parada cardíaca principalmente em animais hipertensos.

UVAS E UVAS PASSAS
É uma fruta extremamente perigosa para os animais em particular para os gatos. Podem provocar insuficiência renal aguda, insuficiência hepática, vômitos, diarréia e em alguns casos até mesmo a morte do animal. Infelizmente ainda é desconhecido o componente das uvas que provoca todos estes problemas nos animais.

OVOS, OSSOS E CARNE CRUA
Estes alimentos, quando não estão cozidos, podem conter bactérias como a Salmonella e a E. coli. Estas bactérias podem ser muito perigosas para a saúde do seu animal de estimação. Os ossos podem causar engasgues, sufocamentos ou até perfurar algum órgão interno. Alguns animais adeptos à alimentação natural podem comer, no entanto precisam passar por uma fase de adaptação de seus organismos e sempre com a orientação de um profissional.

ALHO E CEBOLA E CEBOLINHA
Possuem uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode causar anemia e aparecimento de sangue na urina caso os animais consumam alimentos temperados com estes ingredientes.

ALIMENTOS RICOS EM GORDURA
Podem ser muitos perigosos devido às altas concentrações calóricas, podendo provocar vômitos, diarréia e prejudicar o pâncreas. Pode provocar também a obesidade, um problema que vem afetando cada vez mais cães e gatos.

ABACATE
A ingestão deste fruto pode provocar vômitos, diarreia, dificuldade em respirar, acúmulo de líquidos na cavidade. No entanto existe um ativo extraído da semente do abacate muito utilizado em casos de osteoartrites chamado Diacereína. Mesmo assim, a ingestão deste fruto é contra-indicada para todas as espécies animais.

NOZES DE MACADÂMIA
Pode ser fatal principalmente para os cães, mesmo quando fornecido em quantidades pequenas, pode provocar vômitos, fraqueza, depressão, tremores, dores abdominais, problemas musculares, digestivos e respiratórios e hipertermia.

XILITOL
É um popular adoçante e pode ser encontrado em diversos produtos “sem açúcar” ou dietéticos, como pastas de dentes, e alguns bolos e doces. Nos animais, o xilitol pode provocar aumento de libertação de insulina e com isso, diminuição dos níveis de açúcar. Vômitos, letargia, dificuldade para andar e até convulsões são os sintomas mais comuns, podendo levar à insuficiência hepática.

CARAMBOLA
Esta fruta apresenta grandes quantidades de ácido oxálico insolúvel, que pode afetar os rins com o depósito de oxalato de cálcio, podendo formas as pedrinhas nos rins. Pode ainda causar insuficiência renal aguda, salivação, inapetência, vômitos, diarreia, prostração, fraqueza, tremores, presença de sangue ou cristais na urina

Author Info

Renato Mutinho

No Comments

Post a Comment