Seu cão tem fobia de fogos de artifício? conheça a melatonina

A pituxinha tem medo de fogos e para ajudar meu vizinho é fanático por futebol, ainda bem que o time dele não vai bem no campeonato, porque toda vez que ele ganha é um desespero. O mesmo acontece com os fogos do réveillon ou outras comemorações. A pituxinha começa a tremer, tem taquicardia, tenta se esconder e na muitas vezes apresenta incontinência urinária.

Assim como ela, muitos cães têm fobia de fogos de artifício, devido a sua audição aguçada o barulho dos fogos se torna muito forte e ensurdecedor para eles, alguns cãezinhos entram em pânico.

Desde o final de 2015, por indicação veterinária, a pituxinha utiliza a melatonina um hormônio, conhecido como “hormônio do sono”, que participa da regulação de diversas funções do organismo e tem sido utilizada com sucesso para tratamento de fobias, como a de fogos de artifício. A melatonina é produzida naturalmente pela glândula pineal e está estruturalmente relacionada com a serotonina.

A melatonina age como um transdutor neuroendócrino, transformando as informações externas referentes ao ciclo noite-dia em sinais bioquímicos que modulam a organização termodependente de funções autonômicas, neuroendócrinas e comportamentais.

Com o uso da melatonina no último réveillon a pituxinha ficou bem mais tranquila, percebemos que ela ficou um pouco sonolenta, mas não apresentou tremores ou taquicardia.
A melatonina também é indicada para o tratamento de displasias foliculares, alopecia X e ansiedade de separação.

É importante lembrar que o uso da melatonina em cães e gatos deve ser considerado experimental. Não existem informações sobre os possíveis efeitos colaterais em longo prazo.

Converse com o médico veterinário de sua confiança.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese