Adote um gato, algo bom…

Cuidados que se deve ter após adotar um gato!
Dentre os animais domésticos que uma pessoa pode optar por cuidar, está o gato. Como sempre deve ser feito antes de adotar qualquer animal, é necessário ter a certeza de que está apto a cuidar dele por mais de 15 anos e é claro, preparar toda a casa para a chegada do gatinho.

Muitos são os cuidados necessários para que ele chegue a uma casa adequada e com uma família realmente preparada para recebê-lo. Alimentação, caminha, proteção, brinquedos entre outros cuidados básicos são essenciais. Só assim, o gatinho poderá viver feliz e por muitos anos alegrando a todos. Quem cuidará desse animal pela primeira vez, certamente terá algumas dúvidas antes de levá-lo para casa e por isso listamos aqui alguns cuidados básicos para fazer desse animal um bichano feliz.

Caixinha de areia
O gato é um animal muito limpinho e aprende a fazer as necessidades no local certo com rapidez. Antes de levar um gato para casa, seja ele filhote ou adulto, é necessário ter uma bandeja retangular e areia própria para gato. O tutor deve colocar, preferencialmente, a bandeja em um canto da casa, assim ele se sentirá mais seguro ao frequentá-la. Com ela em um canto, ele poderá ficar de costas para as paredes e observando o restante da casa, enquanto faz às necessidades, isso o deixará mais seguro.

Há diversas areias no mercado, desde as mais finas até as com granulados maiores e todas elas ajudam a eliminar o cheiro da urina e das fezes do animal. Além disso, elas formam blocos duros, após o gatinho fazer xixi, que ajudará o tutor a limpar a caixa com a pá apropriada. Depois que o gato acostumar com uma delas, é indicado não tentar trocar a espessura, pois o bichano poderá estranhar e até mesmo se recusar a usar a caixinha. Como as fezes de filhote têm um odor mais forte, adquirir as areias perfumadas pode ser uma boa opção para eliminar ainda mais o cheiro desagradável.

Caminha
Há diversas caminhas feitas especialmente para eles e podem ser encontradas com facilidade em pet shops, mas certamente a cama preferida do bichano será a do tutor. Caso não queira comprar uma caminha, o tutor poderá colocar uma almofada ou panos dentro de uma caixinha para que ele possa dormir. Gatos adoram caixas tanto para dormirem, quanto para brincarem.

Ração
É importante que o animal tenha uma vasilha para água e outra para ração. A vasilha para água não precisa ser muito larga, pois esses animais não gostam de molhar o bigode. A água deve estar sempre bem fresquinha e precisa ser trocada várias vezes por dia, pois eles não gostam de água parada. Se o gato tiver até 12 meses de idade, deve receber ração de filhotes e a partir disso, ração para adultos. A ração deve ser de acordo com o indicado pelo médico veterinário do animal.

Segurança e brinquedos
O tutor deve colocar telas nas janelas, para que ele não fuja de casa e se for deixar um dia o animal ir ao quintal, ter a certeza de que ele está acostumado com o local, para que não se perca. Deve-se esperar pelo menos duas semanas para soltá-lo.

Se já tiver outro gato na casa, deixe-os se cheirarem aos poucos. O tutor deve colocar o novo morador na caixinha de transporte e deixar o outro chegar perto para cheirar. Fazer isso diariamente, mais de uma vez ao dia e sempre acariciar os dois, para que eles liguem o animal “estranho”, a algo bom. Isso deve ser feito por mais de uma semana ou até que a convivência esteja melhor e enquanto isso, cada um deve ser colocado em um ambiente diferente da casa. O tutor só poderá unir os dois quando já estiver seguro de que eles não brigarão e assim mesmo, deverá estar presente nesse encontro. Se o antigo morador da casa for um cão, o cuidado precisará ser infinitamente maior, pois naturalmente eles têm a relação “caça x predador”. Com carinho e cuidado dado pelo tutor, poderão se tornar grandes amigos. É importante preparar brinquedos para o novo morador da casa. Bolinha de papel, rolinho de papel higiênico e caixinhas de papelão podem ser ótimas opções. Em pet shops existem alguns brinquedinhos e bolinhas também que eles costumam adorar.

O novo animal doméstico deve ser levado ao médico veterinário para que possa ser vacinado, tomar o vermífugo e obter os demais cuidados que se façam necessários. Isso é essencial para que ele permaneça saudável e faça parte da família por muitos anos.

Leave a Comment

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese